Novas Tecnologias 


O conhecimento em novas tecnologias é imprescindível, para que as Administrações Tributárias Estaduais comecem a sair do paradigma de fiscalização focado em papel, para a baseada em Documentos Fiscais Eletrônicos - DF-es, o qual só poderá ser eficientemente tratado por meio da inclusão dos conhecimentos de: Internet das Coisas (Internet Of Things - IoT), onde dado de dispositivos inteligentes, RFid, de Placas, pesagens e outros passam a serem considerados na ação de fiscalização. Web Semântica

  • (Semantic Web), permitindo se sair da camada de Informação, para a de Conhecimento, onde será possível a inferência sobre conceitos e seus relacionamentos 
  • Dados Linkados (Linked Data), o qual enriquece os dados da SEFAZ com os existentes fora dela, permitindo-se verificar a consistência dos dados existentes na SEFAZ. 
  • Big Data, o qual expandirá o conceito de Business Intelligence - BI tradicional focado em se ter uma janela para o mundo, para se trabalhar considerando este. 
  • Aplicativos Móveis (Mobile) permitindo que o fisco, os seus servidores e a sociedade trabalhem independentemente de espaço e tempo. 
  • Processamento de Eventos Complexos (Complex Event Processing - CEP), que permitirá identificar e tratar padrões de fluxos de eventos e de dados, próximo ao tempo real, como os de circulações de caminhões e as suas correlações com as ações a serem realizadas, em termos de sistemas e de fiscalização. 

Para tratar este conjunto de conhecimentos a Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão assinou contratos, no âmbito do PROFISCO 2, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID com a Universidade Federal do Ceará - UFC e a Universidade Federal Do Maranhão - UFMA, cujos cursos serão reproduzidos aqui também. 


Roberval Gomes Mariano 

Gestor Chefe CEGPA

Matrícula 1142.892

UFC - Ciência de Dados ✅

UFC - Ciência de Dados ✅

Detalhes

Corpo Docente: José Maria da Silva Monteiro Filho (PhD)
Lattes Cristiano Sousa Melo (MSc) -
Lattes ano:2020 

 Carga horária: 60 horas

UFC - Engenharia de Ontologias ✅

UFC - Engenharia de Ontologias ✅

Detalhes

UFC Engenharia de Ontologias 2020
Professores:

Vânia Maria Ponte Vidal 

Angelo Brayner

Assistentes: 

Caio Viktor da Silva Avila 

Wellington Franco

Carga Horária: 30H


Ano de realização:2020

UFC - Nivelamento - Tecnologias da Web Semântica ✅

UFC - Nivelamento - Tecnologias da Web Semântica ✅

Detalhes


Professores: 

Vânia Maria Ponte Vidal 

Angelo Brayner 

Assistentes: 

Caio Viktor da Silva Avila 

Wellington Franco 

Tulio Vidal Rolim 

Dados gerais da disciplina: 

Carga horária: 60h 

Ano:2020